1. Fazer sexo demais
A equação parece simples: quando mais sexo você faz, mais fácil e rapidamente você vai engravidar. Mas na prática a teoria é outra e essa não é sempre a melhor solução. Embora ter relações sexuais com frequência não diminua o potencial do esperma do homem, como muitos acreditam, também pode causar problemas, explica o Dr. Wood. “Se for só para fins reprodutivos, fazer sexo muitas vezes ao dia, ou todo dia, pode causar desgaste emocional e o casal pode começar a ver o sexo como uma obrigação”. Então, quando a fertilidade está realmente em alta, um ou até mesmo ambos podem não estar interessados, resultando em uma oportunidade perdida.
2. Não fazer sexo o suficiente
Extremos não combinam com quem está tentando engravidar.E algumas pessoas pensam que reduzir a atividade sexual para “economizar” o esperma do homem vai fazer com que engravidar seja mais fácil. Também não é assim que funciona. “É fácil perder o período fértil se o sexo é limitado para apenas quando você pensa que está ovulando, porque muitas mulheres acreditam que estão ovulando quando, na verdade, não estão”, diz Samuel Wood, diretor médico no Centro de Ciências Reprodutiva em La Jolla, Califórnia. Então vá em frente, faça sexo com a frequência que quiser, prestando atenção especial nos dias antes da ovulação.
3. Sempre a mesma posição
Talvez você já tenha ouvido sobre a melhor posição sexual para engravidar, ou que você deveria manter seu quadril elevado depois do sexo. Errado! Não importa se vocês estão testando posições novas, o resultado é o mesmo. “Quando o homem ejacula, o esperma vai diretamente para o muco cervical e para as tubas uterinas”, diz Serena Chen, diretora médica da divisão de endocrinologia reprodutiva e infertilidade no Instituto de Medicina Reprodutiva e Ciência no Centro Médico de Saint Barnabas, na Pensilvânia. “Isso ocorre em questão de segundos, independente da posição sexual”, afirma a médica. Então, em vez de investir em uma em particular, faça o que tiver vontade.
4. Achar que a mulher é o problema
Quando um casal tem dificuldade para engravidar, muitas pessoas (incluindo os próprios casais) automaticamente pensam que isso significa que há algo de errado com a mulher. Essa ideia não dá.“Homens geralmente são menos propensos a acreditar que há algum problema com eles”, ressalta Machelle Seibel, professor de ginecologia e obstetrícia na Escola de Medicina da Universidade de Massachussetts. “Como os fluidos saem, tenha esperma nele ou não, eles imaginam que são férteis”, ele acrescenta. Mas esse não é necessariamente o caso.
O casal precisa pensar que a infertilidade pode acontecer com a mulher, com o homem, com os dois ou simplesmente não ter causa aparente. “Aproximadamente metade dos problemas de fertilidade tem a ver com a mulher, 40% com o homem e os outros 10% com os dois ou nenhum”, afirma a Dr. Chen. A melhor coisa é que ambos sejam avaliados desde o início.
5. Confiar apenas no período de ovulação
Saber exatamente quando você ovula pode ser uma armadilha. Muitas mulheres acreditam que ovulam 14 dias depois do primeiro dia da menstruação, mas os ciclos variam e a ovulação nem sempre é igual a cada mês.
6. Transar no dia da ovulação
Algumas mulheres têm métodos para saber o dia da ovulação e pensam que o melhor é transar naquele dia, mas pode ser muito tarde. Depois da ovulação, o óvulo só pode ser fertilizado por aproximadamente 24 horas. Se você estiver errada sobre o período, vai ter que esperar até o próximo mês para tentar de novo. Os espermatozides sobrevivem de três a cinco dias, então ter relações sexuais nos dias que antecederam a ovulação vai aumentar suas chances de engravidar, dizem os especialistas.
7. Usar lubrificante
Pense duas vezes antes de procurar pelo lubrificante. Esses produtos normalmente afetam negativamente a mobilidade dos espermatozoides, dificultando a chegada até o óvulo. Se você precisar utilizá-los, pergunte ao especialista qual é o mais indicado. Ou, se você preferir, azeite de oliva, óleo vegetal ou até mesmo óleo de bebê.
8. Se apressar para fazer tratamento
Depois de dois ou três meses tentando, é fácil se sentir frustrado. Isso não significa que uma consulta imediata com um especialista em fertilidade seja necessária. “Mesmo sob as condições ideias, casais perfeitamente férteis podem levar vários meses para conseguir engravidar”, assegura o Dr. Wood. Se você tem menos de 35 anos, com ciclos menstruais regulares, e não tem problemas de saúde que podem prejudicar a fertilidade, a recomendação é esperar um ano.
9. Demorar muito para procurar ajuda
Em algumas ocasiões, procurar um médico cedo é melhor do que procurar tarde demais. “Se você tem 35 anos ou mais, deve procurar um especialista depois de seis meses de tentativas sem sucesso”, diz o Dr. Chen. E, se você for mais jovem, tem menstruações irregulares, histórico de DSTs e outras doenças, pode ser uma boa ideia procurar um especialista o quanto antes.
10. Não cuidar da sua saúde geral
Geralmente, quando casais estão tentando ter um bebê, focam tanto na saúde reprodutiva que se esquecem de cuidar da saúde como um todo. É importante prestar atenção em questões como peso, estresse, medicamentos utilizados e hábitos como tabagismo. É uma boa ideia ambos fazerem um check-up médico quando tomam a decisão de tentar ter filhos.
FONTE: PAIS E FILHOS