Ao decidir engravidar e não obter resultados imediatos, muitos casais começam a desconfiar dos sinais de infertilidade. No entanto, antes de saber se o casal possui o problema, é importante investiga da maneira correta para não se precipitar.
Se você está em dúvida é preciso primeiro identificar alguns sinais. Confira:
Idade
A primeira coisa que você deve detectar é a sua idade. Dependendo dela a sua reação à tentativa de engravidar pode ser muito diferente. Caso você tenha mais de 35 anos, é normal que o corpo apresente mais dificuldades a engravidar, por isso é importante procurar por alguns tratamentos que possam auxiliar o casal nesse sentido. No entanto, se o casal for mais novo é preciso investigar as causas para o problema estar persistindo. Elas podem ser muitas, daí a importância de ter ajuda profissional.
Tempo de tentativa
Outro importante fator para identificar uma infertilidade é o tempo de tentativa do casal. É recomendado que ele tenha relações durante um ano e depois desse período se considere a investigação de problemas externos ou internos.
Doenças
Existem algumas doenças que podem provocar infertilidade. São elas: algumas DSTs, câncer, lúpus e outras doenças crônicas, fibromioma uterino, diabetes, endometriose, entre outras. É preciso estar atento se um dos parceiros apresenta esse problema.
Em qualquer um desses casos, o acompanhamento profissional é ideal. Ele passará exames que podem identificar eventuais problemas e buscar por alternativas de fertilização.