A cada ano a mulher prova que é capaz de fazer tudo que deseja, e nada a impede de conseguir o quer. A mulher consegue ser dona de casa, trabalhadora, batalhadora e, por que não, mãe, ao mesmo tempo que cuida de tudo.
Entretanto, o período da gravidez, além de ser uma época muito importante na vida da mulher, também significa mudanças significativas na sua rotina e organização do trabalho. Se adicionamos a essas atividades um trabalho, seja ele em cargos de chefia ou não, vemos a acumulação de tarefas que pode sobrecarregar o corpo e mente da mulher.
Por isso, após alcançar a tão sonhada gravidez, a maior preocupação da mulher deve ser buscar hábitos e dicas para balancear as atividades e ter uma gravidez saudável. Afinal, gravidez não é uma doença, mas exige, sim, cuidados especiais.
Os enjoos são sintomas que podem atrapalhar a vida cotidiana da mulher, por isso é importante ter sempre na bolsa um lanche e se alimentar regularmente, a cada 2 ou 3 horas. A melhor opção são alimentos sólidos para evitar a sensação de enjoo.
A alimentação também deve ser balanceada, evitando principalmente alimentos gordurosos e refrigerantes. A hidratação também é importante, por isso a mulher grávida não pode esquecer de manter uma garrafinha de água sempre por perto.
Apesar de ser elegante, o salto alto deve ser evitado nos últimos meses de gravidez. Além de prejudicar a circulação e a coluna, saltos aumentam o risco de queda, muito perigoso nessa condição. Em troca, escolha sapatilhas e sapatos mais confortáveis.
Para o vestuário, se possível evite roupas apertadas selecionando opções mais frouxas e soltas, que favoreçam a circulação se sangue e de vento, preferindo também roupas com tecidos leves, pois gestantes sentem bastante calor.
A postura durante o trabalho é importante, e cadeiras com encosto e suporte para os braços e também para as pernas, para que não fiquem penduradas nem dobradas. A cada hora sentada, alterne com movimentação, ativando a circulação.
Por fim, apesar dessas dicas serem importantes para todos as mulheres que trabalham ou tem atividades diárias, profissões arriscadas devem ser pausadas durante os momentos mais importantes da gestação. Entre as atividades perigosas estão as que envolvem levantamento de peso, proximidade com produtos químico e alto grau de periculosidade.
Para mais dicas sobre gravides e fertilidade, continue acompanhando o blog da Clínica NASCER!