Para muitos casais, é preciso vários meses de tentativa para notar que a gravidez não será possível de forma natural. Após se consultar com um especialista em reprodução humana e diagnosticar as causas do caso de infertilidade, a melhor opção pode ser recorrer a um tratamento para realizar o sonho.
Quero ficar grávida: tratamento fertilização in vitro
Um dos procedimentos mais realizados por casais que tem dificuldade em engravidar é a Fertilização in Vitro, por isso os pacientes que realizam esse tratamento ficam muito apreensivos após o seu início para saber se obteve sucesso e a gravidez foi possível.
Assim como na gravidez natural, em casos de tratamento para engravidar por Fertilização in Vitro, o que indica a ocorrência de uma gravidez é a dosagem do hormônio B-hCG (Gonadotrofina Coriônica Humana), no sangue ou na urina.
Enquanto mulheres que passam pega gravidez natural já detectar o hormônio no primeiro dia de atraso da menstruação, tanto no sangue quanto na urina, mulheres que recorreram a tratamentos de reprodução humana devem realizar o teste de sangue B-hCG quantitativo, que é mais confiável e preciso do que o exame de urina.
O valor do hormônio no sangue pode variar bastante, e esse volume será maior de acordo com o intervalo de tempo entre a implantação do embrião no endométrio e a realização do exame. O tempo mais famoso entre as mulheres que tentam engravidar pelo procedimento é de duas semanas, tempo de muita expectativa.
Como saber se estou grávida pela fertilização in vitro?
Por essa ansiedade crescente, muitas mulheres optam por realizar também os exames de urina em casa antes de fazer o exame de sangue em laboratório, o que pode causar ainda nervosismo, pois muitas vezes o exame de urina resulta em um negativo apenas por ter menos sensibilidade.
Então, atenção mulheres: um resultado negativo no exame de urina realizado muito cedo não necessariamente significa que o tratamento de fertilidade não tenha dado certo e não haja gravidez.
É importante buscar apoio do psicólogo para controlar a ansiedade e aguardar os dias necessários até a realização do exame de sangue, o que acontece em média entre 12 e 14 dias após a transferência do embrião.