Normalmente, a fertilidade do ser humano é relativamente baixa. Um casal onde a mulher ainda é jovem e está na sua idade fértil, principalmente aqueles que tem abaixo de 35 anos, tem uma chance de engravidar de cerca de 20% ao mês.
Quais são as causas da infertilidade em um casal?
Entretanto, casos de infertilidade não são situações raras, já que atingem cerca de que 15% dos casais, o que quer dizer que, de cada 6 casais, um deles sofre com questões de infertilidade.
Assim, podemos considerar infertilidade conjugal a ausência de gravidez após 12 meses de relações sexuais regulares, sem uso de qualquer método contraceptivo. Mas, é bom lembrar que, para mulheres acima de 35 anos, o auxílio médico pode ser necessário quando este tempo de espera atingir 6 meses de tentativas sem sucesso.
Entre as principais causas da infertilidade, que impedem que casais tenham filhos pelos métodos tradicionais, temos: os principais fatores femininos, relacionados a anatomia e características especificas da mulher, temos as alterações tubárias ou endometriose, causa em 35% dos casos, seguida do fator ovulatório, como SOP e idade avançada, causa de 15% dos casos de casais inférteis, e a alteração no útero, responsável por 5% dos casos; os fatores masculinos, como problemas na formação, no transporte ou na ejaculação dos espermatozoides, causa de 35% dos casos; e, por último, a chamada infertilidade sem causa aparente, a ISCA, que representa 10% dos casos.
O que pode ser feito para evitar a infertilidade?
Algumas ações dos casais podem ajudar a evitar e prevenir casos de infertilidade, e entre elas estão alguns hábitos que podem ser evitados e outros que podem ser incorporados no seu dia a dia, como:
– Evitar o tabagismo, etilismo e drogas ilícitas;
– Implementar uma alimentação saudável e pratica de exercícios físicos;
– Quando possível, planejar a gravidez para antes da mulher completar os 35 anos;
– Evitar aumentos excessivos do peso;
– Ficar atenta a alguma desordem do ciclo menstrual;
– E, caso um dos parceiros for submeter-se a tratamentos oncológicos, procurar um profissional especialista para preservação da fertilidade.