Para as mulheres que sonham em ser mães, nenhum problema de saúde assusta mais do que a infertilidade, seja ela um caso feminino, masculino ou de ambos. O medo de descobrir que é infértil deixa qualquer pessoa insegura e assustada sobre o futuro e os sonhos que desejam realizar.
Focando no caso da infertilidade feminina, o nosso organismo consegue nos enviar sinais biológicos que podem indicar que algo está errado.
Sintomas de infertilidade feminina
Os sintomas de infertilidade podem ser variáveis conforme as causas. Sendo eles: alterações do ciclo menstrual (períodos anormais, sangramentos abundantes); dor nas costas, pélvicas ou cólicas; alterações na pele; diminuição da libido; perda ou queda de cabelo; ganho de peso; saída de secreção esbranquiçada pelos mamilos durante as relações sexuais; dificuldade para engravidar.
Como os sintomas em si podem ser muito superficiais e comuns e as causas profundas e difíceis de perceber, apenas um atendimento médico completo, com realização de exames e testes, é capaz de confirmar com alto grau de certeza se se trata de um caso de infertilidade.
Mulheres acima de 35 anos podem ter mais dificuldade para engravidar. Isso acontece por diversos fatores, sendo um deles a queda na produção hormonal. Também há o fato de a quantidade de óvulos da mulher já estar bastante reduzida, podendo dificultar a fertilização. Portanto, se você sente que apresenta um dos sinais acima, não hesite em procurar a orientação de um especialista.
Tem dúvidas sobre esse tema? Aqui no blog da Clínica Nascer você encontra diversos artigos que podem te ajudar. Não deixe de acompanhar!